Segunda-feira, dia 13 de abril – Trinta
dias de confinamento que já passaram, e eu, fechado em casa sem poder sair por
motivo algum. Com os meus pais em teletrabalho e os meus irmãos mais novos
também em casa, a única pessoa que sai de casa é a minha mãe, que no fim de
semana vai
fazer as compras para a semana toda, sempre protegida com máscara e
luvas.
O meu dia a dia é
o mesmo de quase todos os jovens da minha idade nesta quarentena: dormir,
comer, jogar consola, ler um livro de vez em quando, ver televisão e fazer
exercício. Durante este período de confinamento tenho aproveitado para pôr as
séries em dia, mas também tenho aproveitado para fazer mais exercício físico,
todos os dias, de manhã e de tarde, realizo um plano de treino criado por mim
para me manter em forma.
Soube agora que as
aulas online vão começar daqui a uma semana, e ainda bem, ao menos tenho algo
para fazer. Sinto que me tiraram um mês de vida, não tenho nada produtivo para
fazer e já estou um pouco farto de ver as mesmas caras e fazer as mesmas coisas
todos os dias. A pior parte é saber que ainda não se sabe quando é que tudo vai
voltar ao “normal”.
Para dizer a
verdade, penso que não voltaremos ao normal assim tão brevemente e acredito que,
infelizmente, muitas pessoas não voltarão ao normal. Mas também penso que esta
pandemia nos mostrou que nós, seres humanos, somos muito pequenos neste mundo e
ensinou-nos a não consumir em excesso, a comprar apenas o essencial e a
adaptarmo-nos a outras circunstâncias.
Segunda-feira,
dia 20 de abril – Mais uma semana desde a última vez que escrevi e sinto-me
cada vez mais como um animal dentro de uma jaula. Tenho saído de casa apenas
para ir passear o meu cão e para ir correr. Acredito que me faz bem apanhar um
pouco de ar e sair deste ambiente fechado.
As aulas online
começaram hoje e, para ser sincero, até gostei, ao menos tenho alguma coisa
para fazer, para não estar sempre a dormir, a jogar e a comer, como diz a minha
mãe.
Sexta-feira,
dia 24 de abril – Esta primeira semana de aulas online tem sido
interessante, alguns professores têm dado a matéria enviando os conteúdos em
PowerPoint e as aulas síncronas ficam para tirar dúvidas acerca dos mesmos.
Outros professores optam por dar a matéria durante as aulas síncronas e
aproveitam as aulas assíncronas para mandar trabalhos de consolidação da
matéria. Como há um dia em que tenho apenas aulas assíncronas, aproveito para
realizar os trabalhos enviados pelos professores.
Enquanto na escola
os trabalhos propostos pelos professores eram feitos em conjunto com a turma,
neste método online é diferente, temos de os fazer sozinhos e a avaliação não
se baseia maioritariamente nos testes escritos, mas sim na participação em aula
e nos trabalhos realizados e por esse motivo eu penso que, de certa maneira,
este método de ensino é mais eficaz.
Tomás
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