Carta de despedida ...


                                                 Olá. O meu nome é Inês Serrano.

 Provavelmente não sabes, ou não percebeste… Mas eu faço parte das centenas de alunos que te frequentam e, daqui a uns meses, daqueles que te frequentaram e fizeram parte da tua história.


Eu conheço e venho a esta escola há muito mais tempo do que aquele que aqui estou. A minha avó era a chefe das funcionárias (dos assistentes técnicos, como agora lhes chamam…) e, no verão, até ela entrar de férias, eu com os meus 5, 6 aninhos, acompanhava-a para todo o lado… adorava ir com ela para a escola. Para ela, era o seu local de trabalho, mas para mim era uma aventura. Tudo era enorme para mim… Uma perspetiva que hoje em dia é um bocado diferente, pois então… Apesar de não ser muito alta e saber que a escola é grande, oriento-me bem lá dentro.


Naquela altura, a escola tinha três cães: a Prenda, o Ruca e o Alfredo. Eu, como boa criança que era e por amar animais, ia sempre cuidar deles, dar-lhes comida, brincar com eles… ia com outra funcionária… Elas tratavam-me como se fosse neta delas também, e eu adorava essa sensação. Lembro-me de ficar na biblioteca a pintar vários desenhos que elas imprimiam para mim, cheguei até a fazer uns brincos para a minha mãe... cheguei a entrar dentro do refeitório, mas não era tão mágico como as outras coisas. E o ginásio? Pouco lá entrava, mas adorava por me parecer tão grande, por ter o palco e a varanda para assistir às peças, o que eu não via na escola que frequentava na altura.


Por gostar tanto desta escola, por ter amigos aqui e o curso que eu achava que queria, acabei por aqui entrar no 10° ano. Acabei por criar algumas expectativas… De que haveria pessoas mais velhas nas turmas e que seria mais agitado, como quando estamos no 7° e vemos os mais velhos, sabem? Isso não aconteceu bem assim, mas hoje é-me irrelevante e já só quero acabar o 12° ano. Cresci e vêm aí novos desafios. Dos animais que eu tanto adorava, infelizmente, só o Ruca é que hoje em dia lá está… queria muito dar-lhe banho e sair com ele para passear um bocado, pois apesar de estar velhote queria proporcionar-lhe bons momentos, como fiz no passado.


Além disso, temos uma praia ali perto e todo aquele espaço… Quer seja para os lados da praia do Bento, de Braamcamp ou da avenida da praia, toda a área envolvente é muito bonita. Penso que isso também favorece, de certa forma, a “Alfredo”, pois é a única escola no Barreiro com estas características tão especiais. Já nem falando do facto de os professores serem, de uma forma geral, bons, simpáticos e compreensivos, ou pelo menos, os que eu apanhei, foram.


Com tudo isto, desejo a esta escola um futuro estável e que invistam nela, pois ela merece! Por todos estes anos em pé… A escola não é apenas feita de paredes, é, acima de tudo, feita pelas pessoas que nela trabalham, estudam… A “Alfredo” somos nós! Adeus e até um dia, porque certamente passarei por ti muitas e muitas vezes!...         

                                        Obrigada.

                                 Inês Serrano, 12ºB

                            Professora Regina Rico




Comentários

Enviar um comentário