O Blogue das Bibliotecas Escolares / Centro de Recursos Educativos do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva surge com o objetivo de manter informada toda a comunidade educativa sobre os recursos que se vão adquirindo, as atividades que se realizam e outros assuntos considerados de interesse.
Lançamos, desde já, um desafio aos nossos visitantes no sentido de nos fazerem chegar as críticas e as sugestões que considerem pertinentes para que possamos melhorar este serviço indo ao encontro das expetativas e interesses de todos.


quinta-feira, janeiro 03, 2013

Escritor do mês de janeiro - Álvaro de Magalhães




  Álvaro Magalhães nasceu em 1951 na cidade do Porto. Iniciou-se na escrita em 1980 com a publicação de alguns poemas e poesias. Dois anos depois escrevia o seu primeiro livro para crianças – História com Muitas Letras. Desde então Álvaro Magalhães traçou o seu caminho na atividade editorial portuguesa como autor de textos de grande originalidade, quer pelos temas escolhidos quer pelo seu tratamento. A sua obra integra contos, poesia, narrativas juvenis e textos dramáticos. Na escrita que é dedicada às crianças, a imaginação e as palavras são usadas com tal sensibilidade que apelam permanentemente à imaginação e ao sonho.
Considerado, logo desde o início da sua carreira literária, um dos mais importantes escritores da sua geração, pela originalidade e singular irreverência da sua obra, Álvaro Magalhães foi, consecutivamente entre 1981 e 1985, premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e pelo Ministério da Cultura, por cinco dos seus livros para crianças História com Muitas LetrasO Menino Chamado MeninoIsto é que foi Ser!Histórias Pequenas de Bichos Pequenos e O Homem que não Queria Sonhar e outras Histórias.
Recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Nacional de Ilustração 2000 para o livro O Limpa-Palavras e outros Poemas (ilustrado por Danuta Wojciechowska).
Foi Nomeado para a Lista de Honra do IBBY (International Board on Books For Young People) em 2002, com O Limpa-Palavras e outros Poemas.
Recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens 2002, modalidade de texto literário, para o livro Hipopóptimos – Uma História de Amor.
  Integrou a delegação portuguesa ao Salão do Livro de Genebra de 2001, em que Portugal foi convidado de Honra. Neste mesmo ano, o título Hipopóptimos – Uma História de Amor foi selecionado para integrar o Projecto BARFIE (Books and Reading For Intercultural Education), que visava a construção de uma biblioteca europeia composta por obras de reconhecida importância para a promoção da educação intercultural.

 No Centro de Recursos Educativos podes encontrar estes e muitos outros títulos deste autor:






BOAS LEITURAS!



Sem comentários:

Enviar um comentário