O Blogue das Bibliotecas Escolares / Centro de Recursos Educativos do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva surge com o objetivo de manter informada toda a comunidade educativa sobre os recursos que se vão adquirindo, as atividades que se realizam e outros assuntos considerados de interesse.
Lançamos, desde já, um desafio aos nossos visitantes no sentido de nos fazerem chegar as críticas e as sugestões que considerem pertinentes para que possamos melhorar este serviço indo ao encontro das expetativas e interesses de todos.


quarta-feira, março 07, 2012

Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março comemora-se  o Dia Internacional da Mulher. Sabes por que razão?



Em março de 1857 cerca de 130 operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque fizeram greve para reivindicar melhores condições de trabalho. Pretendiam, nomeadamente, reduzir a jornada de trabalho diário para 10 horas, quando lhes eram exigidas 16 horas e a equiparação aos salários dos homens no desempenho de tarefas iguais (as mulheres chegavam a receber um terço do salário dos homens).
As operárias ocuparam a fábrica como forma de se refugiarem da violenta repressão a que foram sujeitas pelas forças policiais. No dia 8 de março de 1857, a polícia trancou as portas, impedindo a saída das tecelãs que se encontravam no interior e ateou fogo ao edifício. Todas as operárias morreram carbonizadas.
Este acontecimento chamou à atenção para as causas femininas e, em 1910, numa conferência na Dinamarca, a ativista dos direitos femininos, Clara Zetkin, propôs que no dia 8 de março se passasse a comemorar o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às tecelãs mortas e como forma de chamar à atenção para as questões femininas.
Em 1975, a data foi oficializada pela ONU (Organização da Nações Unidas).

Se quiseres saber que outros acontecimentos importantes marcaram o dia 8 de março (e não só), vai ao CRE e informa-te.

Sem comentários:

Enviar um comentário