Dia dos namorados




Amanhã é dia dos namorados, também conhecido por dia de  São Valentim. Mas quem foi São Valentim e por que está relacionado com o dia dos namorados?
Para respondermos a esta pergunta fizemos uma pequena pesquisa e descobrimos que a história remonta à Roma Antiga ao tempo do imperador Cláudio II. 
Este governante proibiu a realização de casamentos porque considerava que os jovens, se não tivessem família, se alistariam mais facilmente no exército que pretendia formar.


No entanto, apesar da proibição, um bispo romano, de seu nome Valentim, continuou a celebrar casamentos em segredo. 


Esta prática foi descoberta, Valentim foi preso e condenado à morte. Durante o período em que esteve na prisão, o bispo recebeu muitas flores e bilhetes de jovens que lhe expressavam, dessa forma, que ainda acreditavam no amor. Entre aqueles que lhe enviaram mensagens, estava uma jovem cega que era filha do carcereiro. O seu nome era Astérias e, a muito custo, conseguiu permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram por se apaixonar tendo, milagrosamente, Astérias recuperado a visão. Antes de ser morto, no dia 14 de Fevereiro de 270, o bispo Valentim, chegou a escrever uma carta de amor para a sua amada, com  a assinatura: “de seu Valentim”.
Assim, Valentim é hoje um santo que dá o nome ao Dia dos Namorados em muitos países onde o dia de São Valentim é celebrado.

Também tu podes expressar o que é para ti o amor. Basta vires ao Centro de Recursos e escrever no mural que está à tua disposição para esse fim.


Comentários