O Blogue das Bibliotecas Escolares / Centro de Recursos Educativos do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva surge com o objetivo de manter informada toda a comunidade educativa sobre os recursos que se vão adquirindo, as atividades que se realizam e outros assuntos considerados de interesse.
Lançamos, desde já, um desafio aos nossos visitantes no sentido de nos fazerem chegar as críticas e as sugestões que considerem pertinentes para que possamos melhorar este serviço indo ao encontro das expetativas e interesses de todos.


segunda-feira, março 15, 2010

15 de Março - Dia Mundial dos Direitos do Consumidor


O consumo é uma actividade essencial na vida de todos nós porque permite garantir a satisfação das nossas necessidades. Apesar da sua importância, será que devemos fazer do consumo a finalidade última das nossas vidas? A sociedade de consumo em que vivemos tudo faz para que assim seja. Os sinais e os símbolos de êxito medem-se pelo automóvel do último modelo, pelo número de viagens ao estrangeiro... Valoriza-se mais o "ter" do que o "ser". Vive-se uma época de "usar e deitar fora".Todas as ocasiões são propícias ao consumo. O acto de comprar torna-se num acto de ocupação dos tempos livres. Consome-se para além das possibilidades económicas levando ao sobreendividamento das famílias.

Estes comportamentos que levam a um consumo indiscriminado, excessivo e irracional caracterizam um fenómeno que se denomina por consumismo.

Como evitar tudo isto?

Adoptando comportamentos consumeristas, ou seja, consumindo de forma criteriosa, racional e responsável.

Eis algumas regras básicas para uma atitude consumerista:

- realizar um orçamento familiar;

- fazer sempre uma lista de compras;

- ponderar bem as compras que se fazem;

- reflectir sobre as mensagens publicitárias;

- informar-se sobre os seus direitos enquanto consumidor;

- lembrar-se que os empréstimos pagam juros;

- não "coleccionar" cartões de crédito;

- adoptar a regra dos "3 R" - reduzir, reutilizar, reciclar;

- preferir produtos "amigos" do ambiente.

Sê responsável. Informa-te dos teus direitos enquanto consumidor junto de entidades como: a Associação de Defesa do Consumidor (DECO); a Associação Portuguesa de Consumidores (APC); a Associação Portuguesa do Direito do Consumo (APDC).


Adopta uma atitude CONSUMERISTA.

Diz NÃO ao CONSUMISMO.



Sem comentários:

Enviar um comentário